Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.3/5 (154 votos)




ONLINE
3




Partilhe este Site...





O DOCUMENTÁRIO

O DOCUMENTÁRIO


O documentário "Vida & obra do jornalista Mário de Medeiros Vianna" conta a saga dos jornalistas da família

"Vianna", passada de geração em geração, de pai para filhos, e de avô para neta. Conta a história do Delegado Geral dos Serviços de Propaganda do Mate, Carlos de Souza Vianna e dos jornalistas, Carlos Eugênio e Mário de Medeiros Vianna. O Enredo foca sobre a verdadeira fundação da "ABI" (Associação Brasileira de Imprensa), que foi fundado no dia 7 de abril de 1908, numa sala de redação do jornal "O Paíz", na Rua do Ouvidor, esquina da Rua Gonçalves Dias, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, e que completou em 2008, 100 anos de existência. Fundada pelo jornalista, Gustavo Lacerda (irmão de Carlos Lacerda), Carlos de Souza Vianna,, que atualmente não consta na relação como sendo um dos principais fundadores, entre vários outros jornalista, existente no hall térreo do edifício "Herbert Moses", localizado, na Rua Araújo Porto Alegre, Centro da cidade.
O jornalista Mário e seu irmão Carlos Eugênio de Medeiros Vianna em 1932,iniciaram suas carreiras de jornalistas, trabalhando no jornal "Correio da Cidade". Após o falecimento do seu irmão Carlos Eugênio em 11 de abril de 1946, o jornalista Mário Vianna prosseguiu sua carreira nos principais jornais como o "Correio da Noite", "Diário da Noite e Carioca", "Força da Razão", "Luta Democrática", "O Popular", "O Globo", "O Mundo", "Última Hora", "Folha do Rio", "Diário Trabalhista", "Voz Trabalhista", "Correio da Manhã", "Vanguardas", rádios "Nacional" e "Maúa".
Mário, nas décadas de 69 a 70, exerceu o cargo de "Diretor de Caixa de Auxílios da ABI", de 71 a 72, foi também "Assessor do Departamento de Assistência Social da ABI", além de ser membro da "Comissão de Imprensa e Propaganda do 1º Encontro Nacional de Imprensa Especializada", realizados nos dias 27 a 31 de outubro de 1969. jornal da "ABI", que parou de circular, só voltou no ano de 2004, a todo vapor. O doc faz uma passagem por lugares históricos, aonde a família "Vianna" passou como Confeitaria Colombo e Cassino da Urca.