Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.3/5 (156 votos)




ONLINE
2




Partilhe este Site...





CRONOLOGIA DA VIDA DO JORNALISTA

CRONOLOGIA DA VIDA DO JORNALISTA


O jornalista Mário de Medeiros Vianna junto com seu irmão Carlos Eugênio, estreou em 1931 no jornal "Correio da Cidade", de que era diretor- responsável seu amigo Carlos Alberto da Silva Abreu e cuja  redação ficava à época no primeiro andar do número 32 da Rua da Carioca, no Centro da cidade. O diretor- proprietário do órgão era o professor Guilherme de Souza. De repórter, seguiu sua trajetória na "Gazeta do Rio" sob a direção de Antônio Azevedo do Amaral, também era o proprietário da revista "Novas Diretrizes", "ACB" (Revista Oficial do Automóvel Clube do Brasil), de quem era o diretor Povina Cavalcanti, "A Noite", sob a direção de Castelar de Carvalho. A partir desse órgão passou a trabalhar sem a companhia do irmão, Carlos Eugênio de Souza Vianna, falecido em 11 de abril de 1.946. Prosseguiu no "Correio da Noite", de Mário Eugênio, "Diário da Noite", com Austregésilo de Athayde, "Diário Carioca" com Danton Jobim, "Força da Razão", com Jurandir Pires Ferreira, "Luta Democrática", com Hugo Baldessarini, "O Popular", com Domingo Velasco, "O Globo", sob a direção de Roberto Marinho, chefe de reportagem, Alves Pinheiro, "O Mundo", direção de Geraldo Rocha, "Última Hora", com Samuel Wainer, "O Jornal", com Theophilo de Andrade, "Folha do Rio", com Hugo Mósca, "Diário Trabalhista", com Segadas Vianna, "Voz Trabalhista", com Dyrno Pires Ferreira, "Correio da Manhã", com Costa Rego, "Vanguarda", com Oséas Motta, e nas Rádios Nacional e Maúa, a primeira  dirigido por José de Anchieta da Távora, sendo contratado em julho de 1.970 para elaborar o noticiário político da Rádio Nacional, no Rio (jornal falado), sendo também credenciando junto ao Gabinete- Rio do Ministro do Trabalho. Em 1 de agosto de 1.974, foi contratado pela Superintendência das Empresas Incorporadas ao Patrimônio da União como Assessor de Imprensa, em maio de 1.978 foi designado encarregado do Serviço de Imprensa e, em 1.979, designado chefe do referido serviço.

    Mário de Medeiros Vianna, brasileiro, natural do Distrito Federal, nascido no dia 3 de dezembro de 1.915, era casado com Eulina de Medeiros Vianna, reservista da terceira categoria do Exército, residente a Travessa São Domingos número 7, 2O andar, no Centro, no Distrito Federal. Fez os seus estudos primários na Escola Pedro II, no Largo do Machado. E fez cursos durante os anos de 1.928,1.929 e 1.930 a Institut Saint Boniface, na Rua da Viaduc, na Bélgica em Bruxelles.

    Trabalhou na 7O Exposição Internacional da Borracha e outros Produtos Tropicais, realizados em Paris, em janeiro de 1.927, no Grand Palais. Trabalhou na Feira Internacional de Bruxcelle, em abril de 1.927. Mário também  participou em Paris da:

1ª Exposição Internacional do café e outros Produtos Tropicais, em Bruxelle, em 1.928.

2a,Exposição Internacional de Café e outros Produtos Tropicais também, em Bruxella, em 1.929.

3ª Exposição de Antuerpia, em 1.930.

E no Brasil, participou do Seminário Editado em Paris, nos anos de 1.926 a 1.927, Editora Dos Italianos, número 5 como auxiliar de redação, sendo o redator- chefe, o seu pai Carlos de Souza Vianna. Na "Gazeta do Rio", foi vespertino editado na cidade do Rio de Janeiro, como Repórter de Polícia , em 1.931 à 1.932, sob a direção do Dr, Azevedo Amaral. Trabalhou na revista "Novas Diretrizes", quinzenário de propriedade do Dr. Azevedo Amaral, como redator, em 1.938 à 1.942.       

 

OUTRAS ATIVIDADES  

              

    De 1.932 à 1.934 foi assessor de imprensa do famoso compositor musical baiano Assis Valente. Em 1.946 foi assessor de imprensa do escritório do saudoso advogado e político catarinense Adholfo Konder, foi presidente de Estado de Santa Catarina de 1.926 a 1.930, seu saudoso irmão, Victor Konder foi Ministro da Viação no governo de Washington Luís, o escritório do Dr, Adholfo Konder, na época, localizado na Rua Rodrigo Silva, número 34, 1O andar, no Centro da cidade do Rio de Janeiro. De 1.970 à 1.972 exerceu a presidência da comissão executiva do 33O Grupo de Escoteiros Católicos Santo Sepulcro, da União dos Escoteiros do Brasil, Seção Guanabara.

    Em julho de 1.952 fundou a União dos Repórteres de Polícia do Rio de Janeiro e em 1.953 a Associação dos Repórteres do Brasil. Em 1.955 fundava o Clube dos Jornalistas, De 1.967 a 1.968 foi membro da Comissão de Relações Públicas do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro. De 1.969 a 1.970 foi Diretor da Caixa de Auxílios  da Associação Brasileira de Imprensa e de 1971 à 1.972 foi Assessor do Departamento de Assistência Social da ABI. Participou como membro da Comissão de Imprensa e Propaganda do I Encontro Nacional de Imprensa Especializada, promovido pela Associação Brasileira de Imprensa, nos dias 27 à 31 de outubro de 1.969.

 

CURSOS

 

    Possui os seguintes diplomas e certificados de curso de extensão universitária: Seminário de Educação para o Trabalho, promovido pela Associação dos Educadores do Brasil, no Clube de Engenharia e "Correio da Manhã", I Seminário de Comércio Exterior, promovido pela Confederação Nacional da Indústria, na Revista de Política e Administração e, "Correio da Manhã", cursoou também os Altos Estudos dos Problemas Brasileiros, promovido pela "UFRJ" (Universidade Federal do Rio de Janeiro), na Sociedade Brasileira de Geografia, cursou os Altos Estudos dos Problemas Mundiais, promovido pela Sociedade de Geografia, na "UFRJ" (Universidade Federal do Rio de Janeiro), cursou ainda os Altos Estudos dos Problemas Amazônicos, promovido pela ADESG, no Clube de Engenharia, o I Seminário de Previdência Social, promovido pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, o I Encontro de Turismo do Estado da Guanabara, promovido pela Secretaria de Turismo do Estado da Guanabara, cursou a Seguridade Social, promovido pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, o I Seminário de Relações Públicas, promovido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro.